Setor 12 terá nova Sede em Cotia (Centro) e Caucaia do Alto agora será Setor 57 tendo como Sede a antiga Sede do Setor 12
Pastor José Wellington, Pastor Braz e Família |
O templo-sede da Assembleia de Deus, Ministério do Belém em Cotia (SP), Setor 12, localizado no distrito de Caucaia do Alto, na noite de terça feira, 1 de maio, foi palco de um momento histórico e singular da trajetória da igreja. Após 19 anos na região, o pastor Braz Virgínio Dias pediu jubilação e foi substituído na liderança do setor.
Pastor Braz é casado com a irmã Lucy Dias e tem 3 filhos, a irmã Lucimara, pastor Misael Dias que o auxiliava no Setor 12 e pastor Gerson Dias que serve ao Senhor como missionário nos Estados Unidos.
Em sua trajetória ministerial, pastor Braz tem uma longa folha de serviços prestados a obra do Senhor no Ministério do Belém. Dirigindo igrejas há quase 45 anos, pastor Braz antes de assumir Cotia trabalhou na zona leste da capital, São Miguel Paulista, Setor 2 ao lado do pastor Manuel Luiz Bezerra, de quem foi auxiliar por 5 anos, ainda em São Miguel, além de dirigir diversas congregações, construiu o belo templo em Jardim dos Ypês que foi inaugurado em 1986.
Por determinação do ministério, na década de 90, assumiu como presidente a AD Pacaembu, interior do estado, permanecendo la por 8 meses; em 90 foi empossado pela diretoria da igreja como pastor setorial em Caieiras, Setor 25 onde trabalhou por 2 anos e 7 meses até assumir em setembro de 1993 o Setor 12, Cotia. Após quase 19 anos de trabalho, pastor Braz entrega o setor com 35 congregações, diversos templos próprios e outros em construção.
O culto de jubilação foi conduzido pelo pastor José Wellington Bezerra da Costa, todos os departamentos da igreja homenagearam ao pastor Braz e toda sua família. Uma placa de mérito ministerial foi entregue ao líder pelos 19 anos de trabalhos dedicados ao Setor 12.
Um momento marcante do culto, foi quando o pastor Misael Dias, filho do pastor Braz teve a oportunidade de falar a igreja. Em lágrimas e muito emocionado ele relembrou momentos difíceis da família e a primeira igreja que o pastor Wellington designou seu pai para assumir, frisando que, a partir daquele dia, a vida da família nunca mais foi a mesma, pois estavam com a bênção do pastor presidente. Pastor Misael agradeceu em nome da família a confiança do ministério, o respeito e companheirismo de todos durante o tempo em que seu pai estivera a frente da igreja presenteando ao pastor presidente com um quadro que o mesmo fizera com uma foto de seu pai e o pastor presidente em 1986.
O Setor de Cotia (12), até a jubilação do pastor Braz, era composto pela Sede no bairro de Caucaia do Alto, distante 18km do centro da Cidade e mais 33 congregações. Observando o número de habitantes e a extensão territorial da região, o ministério da igreja, sob a liderança do pastor José Wellington decidiu que, o Setor 12 deveria ser dividido em dois.
Com a divisão, surge então o mais novo setor do ministério, 57 - Caucaia do Alto (SP). O templo que servia como sede de todo setor 12, a partir de 1 de maio, passa a ser a Sede do Setor 57, que fica com as congregações de: 1 - Sede Caucaia do Alto, 2 - Água Espraiada, 3 - Capelinha, 4 - Carmo Messias, 5 - Jd. das Oliveiras, 6 - Pq. do Agreste, 7 - Marco Polo, 8 - Jd. Monte Verde, 9 - Morro Grande, 10 - Pununduva e 11 - Tijuco Preto.
Para ser o líder deste novo setor, foi empossado também pelo pastor presidente, o pastor Claudinei Fernandes que até então trabalhava no Setor 5 - Osasco, servindo como auxiliar do pastor José Amaro da Silva.
O Setor 12, permanece Cotia, porém, não mais com sede em Caucaia do Alto, o templo que servirá a partir de agora como Sede do Setor 12, esta localizado no centro da cidade e era chamado de congregação Cotia-Centro, que ha alguns anos estava sob a direção do pastor Otoniel Rodrigues que recebeu os agradecimentos do pastor presidente pelo tempo que esteve a frente da congregação.
Para estar a frente do Setor 12, substituindo ao pastor Braz, o ministério apresentou o pastor Paulo Magalhães Rodrigues, que além de ser o diretor executivo do Ceifeiros em Chamas, órgão de conscientização missionária da CONFRADESP estava desde maio de 2004 liderando o Setor 25 - Caieiras.
Para estar a frente do Setor 12, substituindo ao pastor Braz, o ministério apresentou o pastor Paulo Magalhães Rodrigues, que além de ser o diretor executivo do Ceifeiros em Chamas, órgão de conscientização missionária da CONFRADESP estava desde maio de 2004 liderando o Setor 25 - Caieiras.
Em sua nova formação, o Setor 12 permanece com as congregações: 1 - Sede Cotia Centro, 2 - Pq. Alexandre, 3 - Atalaia, 4 - Jd. Claudio, 5 - Jd. Cotia, 6 - Jd. das Graças, 7 - Jd. do Engenho, 8 - Granja Viana, 9 - Jd. Isis, 10 - Lageado, 11 - Jd. Leoner, 12 - Pq. Miguel Mirizola, 13 - Pq. Mirante da Mata, 14 - Pq. Morro Grande, 15 - Jd. Nova Vida, 16 - Jd. Panorama, 17 - Recanto Suave, 18 - Pq. Rincão, 19 - Jd. Sandra, 20 - Pq. Sta. Rita, 21 - Pq. São Victor, 22 - Jd. São Vicente, 23 - Pq. Turiguara.
O pastor presidente agradeceu a Deus pelo bom andamento que teve o Setor de Cotia sob a liderança do pastor Braz que, afirmando que pastor Braz jamais terá seu trabalho esquecido, devendo sempre ser honrado e respeitado por todo ministério, juntamente com sua família.
Ao falar sobre a divisão do Setor, pastor Wellington frisou que seu desejo é que os dois cresçam ainda mais com os novos líderes. O líder relembrou a trajetória de grandes homens de Deus que estiveram a frente da igreja na região que no ano passado completou 50 anos, frisando que a igreja em Cotia sempre foi pujante e crescente. Pediu aos irmãos que como honraram e trabalharam com o pastor Braz, que estivessem ao lado dos pastores Paulo Magalhães e Claudinei.
A irmã Noêmia que estava na liderança do círculo de oração do Setor 12, homenageou as irmãs Wanda Freire, Luci Dias, Rosana Fernandes e Lourdes Rodrigues, dignas esposas dos pastores, José Wellington, Braz Virgínio, Claudinei e Paulo. Diversos lideres do ministério prestigiaram a reunião. O culto foi encerrado em clima bastante alegre com a bênção impetrada pelo pastor presidente.
Pastor Presidente, José Wellington conduziu o culto de jubilação, divisão do setor e posse dos novos pastores |
Pastor Wellington agradecendo ao pastor Otoniel que dirigia a congregação Cotia-Centro que passa a ser a Sede do Setor 12 |
Pr. Paulo Magalhães, novo líder do Setor 12 cumprimenta o Pr. Otoniel que estava a frente da congregação Cotia-Centro. |
Pastor Wellington apresentando pastor Claudinei como pastor do novo Setor 57 - Caucaia do Alto (SP) |
Pastor Braz, irmã Luci e família recebendo a oração da igreja |
Irmã Noêmia presenteando e agradecendo a irmã Luci pelo tempo que esteve na liderança em Cotia |
Pastor Misael Dias auxiliava pastor Braz no Setor 12, permanece como pastor Auxiliar no Setor 57 |
Da esquerda: Pastores, José Wellington, Braz Virgínio e Paulo Magalhães |
Pastor Misael agradecendo e presenteando ao pastor presidente em nome da família Virgínio Dias |
Pastor Misael presenteando pastor Braz em nome de todo Setor 12 |
da esquerda: Pastor Braz (Jubilado), Paulo Magalhães, novo líder do Setor 12 e Claudinei novo líder do Setor 57 |
Pastor Claudinei e família sendo apresentados |
O templo esteve super lotado |
Irmã Rosana, esposa do pastor Claudinei sendo homenageada pela irmã Noêmia, líder do Círculo de Oração em Cotia |
Irmã Lourdes e esposo, pastor Paulo Magalhães |
Pastor Wellington orando dando posse ao pastor Paulo Magalhães |
Irmã Lourdes sendo homenageada pelas irmãs de Cotia |
Pastor Wellington recebendo flores pela irmã Wanda Freire que não pôde estar presente |
Da esquerda: Pastores, Paulo Magalhães (Setor 12), José Amaro (Setor 5), José Wellington (Presidente), Braz (Jubilado) e Claudinei (Setor 57) |
Antigo templo-sede do Setor 12 será a Sede do novo Setor 57 - Caucaia do Alto |